Seja bem vindo a Arts Chocolate!
Seja bem vindo a Arts Chocolate!
Olá Chocolateiro!
Sempre tive a curiosidade de saber como tudo começou. Pesquisando na web, achei várias fontes interessantes e compartilho com vocês. Caso queiram saber mais, cliquem nos links que deixei nas fontes que você será direcionado.
Fonte: https://www.magnumicecream.com/pt/artigos/food/a-historia-do-chocolate.html
Os 4000 anos de história do chocolate começaram na Mesoamérica antiga, atual México. Foi lá que as primeiras plantas de cacau foram encontradas. Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate. Eles bebiam o chocolate durante rituais e usavam ele como remédio. Séculos mais tarde, os Maias apelidaram o chocolate como "A bebida dos deuses".
O chocolate Maia era uma venerada bebida feita de sementes de cacau torradas e moídas misturadas com malagueta, água e milho. Os Maias passavam essa mistura de um pote para outro, criando uma espessa bebida espumosa chamada "xocolatl", que significa "água amarga".
No século XV, os Astecas usavam os grãos de cacau como moeda de troca. Acreditavam que o chocolate era um presente do deus Quetzalcoatl, e bebiam-no como uma bebida refrescante, um afrodisíaco, e até mesmo para se prepararem para a guerra.
Legal né? Continuando, achei outra fonte interessante:
Fonte: https://agronfoodacademy.com/como-surgiu-o-chocolate/
O chocolate chegou à Europa através dos espanhóis que dominaram os Maias. Não se sabe ao certo como, mas é dito que o explorador Hernán Cortés trouxe chocolate para sua terra natal, a Espanha, em 1528. Acredita-se que Cortés tenha descoberto o chocolate durante uma expedição às Américas. Na Europa, o chocolate começou a se popularizar, sendo continuamente transformado até chegar no produto que conhecemos hoje.
Embora ainda servissem como bebida, os chocolates espanhóis eram misturados com açúcar e mel para adoçar o sabor naturalmente amargo. O chocolate rapidamente se tornou popular entre os ricos da Espanha e eram consumidos em cultos da Igreja Católica.
Demorou quase um século até que o chocolate saísse da Espanha e chegasse à França e depois ao resto da Europa. Isso aconteceu pois em 1615, o rei francês Luís XIII casou-se com Ana da Áustria, filha do rei espanhol Filipe III. Para comemorar a união, ela trouxe amostras de chocolate para as cortes reais da França. Então, o chocolate logo apareceu na Grã-Bretanha em “casas de chocolate” especiais. À medida que a tendência se espalhou pela Europa, muitas nações estabeleceram suas próprias plantações de cacau em países ao longo do equador.
E no Brasil? Como começou?
Fonte: https://veja.abril.com.br/economia/conheca-a-historia-do-chocolate-e-como-ele-chegou-ao-brasil
No Brasil, as sementes de cacau chegaram em 1746 trazidas por um francês que presentou Antônio Dias Ribeiro, um fazendeiro do Sul da Bahia, com algumas delas. O clima favoreceu o plantio e as lavouras cacaueiras prosperaram na região, que ficou conhecida pelos coronéis do cacau, fato que – inclusive – inspirou obras literárias do consagrado escritor Jorge Amado. A produção abundante levou os irmãos Neugebauer e o sócio Gerhardt, todos imigrantes alemães, a fundar a primeira fábrica de chocolate brasileira, em Porto Alegre, em 1891. Vinte e um anos depois, o cônsul suíço Achilles Izella lançou a pedra fundamental de outra marca nacional, a Lacta. Depois veio a Kopenhagen em 1928, a Garoto em 1929 e, em 1959, a suíça Nestlé começou a fabricar chocolates no Brasil.
Copyright © 2025 Arts Chocolate – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.